quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

TURISMO EM ACARI - RN

A principal atração turística é o Açude Gargalheiras, situado na bacia do Rio Acauã, a 04 quilômetros da sede do município, que chama atenção pelo belo cenário que apresenta, principalmente no inverno, quando forma uma enorme cachoeira.

Para quem gosta de aventura, nada melhor do que escalar a Serra do Bico da Arara, que em determinadas épocas do ano (abril a outubro) abriga em suas grutas sete milhões de andorinhões vindos da África. Tem ainda inúmeras surpresas de um artesanato rico e uma culinária típica, que tornam a viagem inesquecível.

Principais Pontos Turísticos

Capela Nossa Senhora de Lourdes

Sobrados – Casario Urbano

Casas de Fazenda (Pinturas, Talhado, Pendanga, Imburana, Ingá, Caiçarinha, Trincheiras).

Sítios Arqueológicos e Treks Ecológicos

O Museu Histórico de Acari

Também conhecido por Museu do Sertanejo, localizado no antigo prédio da cadeia e intendência (Casa de Câmara e Cadeia), conta um pouco da sua colonização. Com 11 mil habitantes, o primeiro povoado de Acari surgiu em 1735, junto ao poço do Felipe, onde tropeiros paravam para dar água para o gado. A emancipação para município só aconteceu em 11 de abril de 1833, quando deixou de pertencer a Caicó.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário


A capela, em homenagem a Nossa Senhora da Guia, ficou pronta em 1738, permanecendo matriz da cidade até 1867, segundo Oswaldo de Souza Câmara. Deixando de ser sede paroquial, devido à construção de uma nova igreja, sendo dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Entre 1836 a 1840, ocorreram reformas por iniciativa do capitão Tomás de Araújo Pereira, ganhando patamar e os corredores laterais. Parte das imagens que possui: Santo Ambrósio, São bento, São Gonçalo, São Miguel, São José, N. S. da Conceição e N. S. do Rosário, datam do século XVIII; sendo consideradas a obra de arquitetura religiosa mais bem proporcionada do estado. Construída em tijolo cozido e liga resistente de argamassa de areia doce e barro vermelho. A fachada principal simples, com portada de verga curva encimada por cimalha e porta de folhas almofadadas. As partes laterais são fechadas por pequenos muros com portões de ferro de uma só face. Frontão em volutas, com ornatos conchóides, coroado por cruz. Pináculo sobre os cunhais. Retábulo do altar-mor em madeira. Sobre o sacrário existe um oratório de frisos e lambrequins dourados, onde se encontra a imagem de madeira da Madona do Rosário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.

Minha lista de blogs

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
COM 14 BLOGS E 1229 LINKS; EQUIPE: JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR